terça-feira, setembro 09, 2008

Eu estou bem com Deus ... São os Cristãos que eu não consigo suportar


Bruce Bickel e Stan Jantz fazem pontaria aos membros mais embaraçosos da Família Cristã.

“Todos o segmentos da sociedade têm os seus membros pertencentes à esfera lunática, mas o Cristianismo parece ter uma percentagem desproporcionadamente alta desta franja.”

Assim começa a honesta e muito humorística apreciação aos Cristãos Evangélicos oferecida pela parelha de autores Bruce Bickel e Stan Jantz no seu novo livro I’m Fine with God, It’s Christians I Can’t Stand.

Praticamente todas as páginas fervilham de exasperação para com alguns dos membros mais embaraçosos e problemáticos da Família Cristã.

Quer estejam a aludir àqueles que reclamam que ‘Deus detesta maricas’, Cristãos que rejeitam categoricamente a ciência, crentes que não se incomodam em ler a Bíblia, ou os pregadores do evangelho da prosperidade que “rebaixam Deus ao estatuto de uma Caixa Multibanco” – as notas na contra-capa estão absolutamente correctas quando dizem que este livro vai fazê-lo rir e retrair-se, quase na mesma medida.

Vai, no entanto, dar-lhe também um certo alimento genuíno para o pensamento. Na base desta insurreição de 180 páginas está um desejo muito autêntico de apontar tudo o que está de errado no Corpo de Cristo – não com intenção de condenar, mas antes de iniciar o processo de erradicação de certos princípios que causam um inquestionável dano à reputação de Jesus Cristo e Seus seguidores.

“... Os Cristãos são como uma família que tem alguns parentes amalucados. Ninguém conhece melhor o estranho e destrutivo comportamento do ‘tal tio doido’ do que os seus próprios familiares. E apesar de todos eles serem da mesma geração, estes familiares têm a obrigação de contar que ele é um potencial perigo para a sociedade. Considerem este livro como o nosso relato sobre as excentricidades e desajustamentos na Família Cristã,” escrevem os autores.

Muito do que eles têm a dizer fá-lo-á pensar: ‘Ainda bem que alguém deu conta’. Outras coisas poderão até levá-lo a cogitar ‘Ei, é de mim que estão a falar’! De qualquer maneira, Bickel e Jantz são rápidos a sugerir rotas de acção alternativas. Você pode nem sempre concordar com os remédios propostos, mas Bickel e Jantz esperam claramente conseguir pelo menos desemperrar as mentes para direcções que resultem em posturas que glorifiquem mais a Cristo.

“Os Cristãos não têm necessidade de reconstituir a cultura para ganharem respeito na sociedade. Nós precisamos apenas de começar a agir no amor que Cristo sempre pretendeu para nós,” concluem.

Escrever o livro foi claramente uma experiência catártica para Bickel e Jantz, e a sua rectidão faz com que a leitura também o seja. Se você quer provar a saúde da Família Cristã que é confrontadora, jocosa e desavergonhadamente honesta, então este livro é para si.

Autores Bruce Bickel, Stan Jantz
Editora Harvest House Publishers

0 comentários :