quarta-feira, outubro 29, 2008

Oração pela Nigéria

A Solidariedade Cristã Mundial (CSW, sigla em Inglês) vai realizar o seu Dia anual de Oração pela Nigéria no Sábado, 1 de Novembro.

Este ano o evento vai destacar o assassinato brutal de uma professora de uma escola Cristã no ano passado, cometido por estudantes e moradores locais no Estado de Gombe depois de ter sido falsamente acusada de profanar uma cópia do Corão enquanto fiscalizava um exame.

Christiana Oluwatoyin Oluwasesin foi apedrejada, despida, espancada e esfaqueada até à morte antes do seu corpo ter sido queimado pela multidão furiosa em 21 de Março de 2007.

O seu marido, Michael Oluwafemi Oluwasesin irá falar sobre as suas experiências no evento de oração da CSW.

Ele disse: "Estou verdadeiramente entusiasmado por me ter sido dada a oportunidade de contar ao mundo a minha história, e orar para que não apenas desperte as pessoas para a situação que o norte da Nigéria continua a enfrentar, mas também as leve a agir para ajudar aqueles cujas vidas estão ainda em perigo e que continuam a sofrer perseguições e dificuldades".

Michael também irá participar na Conferência Anual da CSW em Londres no dia 8 de Novembro.

O caso da Sra. Oluwasesin não é um caso isolado, mas é único na medida em que três homens estão neste momento a aguardar julgamento pelo seu assassinato. Pelo menos 60.000 pessoas, na sua maioria não-Muçulmanas, morreram na violência religiosa no norte e centro da Nigéria desde 1999. A violência é organizada e os criminosos raramente são levados a tribunal.

Tina Lambert, directora de Defensoria da CSW disse: "A CSW pretende ser uma voz para as vítimas sem voz da repressão na Nigéria, e por isso é particularmente bem-vinda a visita do Michael Oluwasesin.

"Temos esperança que o seu depoimento pungente ajude a realçar a situação trágica das pessoas no centro e norte da Nigéria, que continuam a sofrer sendo vítimas de injustiça por causa da sua fé, e ajude os esforços para uma transformação positiva nestas regiões do país."

0 comentários :