sexta-feira, agosto 29, 2008

Milhares de Cristãos fogem da violência na Índia


Crê-se que pelo menos 12 pessoas tenham sido mortas e milhares forçadas a fugir das suas casas por causa de uma campanha de violência que está a ser feita contra os Cristãos no estado Indiano de Orissa.

Grupos Hindus enfureceram-se por todo o distrito de Kandhamal em retaliação pelo assassinato de um líder Hindu no Sábado. Apesar do governo acreditar que a morte de Swami Laxmanananda Saraswati foi perpetrada pelos Maoístas, os Hindus afirmam que os Cristãos mataram-no por causa da sua oposição às conversões.

A Gospel for Asia (GFA, Evangelho para a Ásia) disse que 20 das suas igrejas associadas tinham sido destruídas e centenas de casas de Cristãos tinham sido completamente incendiadas.

O Presidente da Gospel for Asia KP Yohannan disse que pelo menos 12 membros de igrejas associadas à GFA tinham sido mortos na violência, apesar do número exacto de mortos não estar ainda confirmado.

Ele considerou a violência “sem precedentes” nos seus 30 anos de ministério no sul da Ásia.

“Eu nunca vi uma perseguição tão má na minha vida e eu já vi muita oposição ao Evangelho ao longo dos anos,” disse Yohannan.

Cerca de 3,000 pessoas, na sua maioria Cristãos, procuraram abrigo em campos de refugiados do governo ou em florestas vizinhas.

“Os Cristãos em Orissa fugiram para as florestas procurando salvar as suas vidas e alguns têm permanecido escondidos há já três dias sem comida nem água,” disse Yohannan. “Alguns dos nossos pastores estão na floresta juntamente com as suas pessoas da igreja, e um deles disse que podia ter escapado, mas preferia morrer com a sua gente a deixá-las.”

Yohannan disse que tinha recebido relatos afirmando que algumas raparigas Cristãs tinham sido violadas pelos grupos Hindus. Ele apelou aos Cristãos para orarem pelo colégio bíblico da GFA em Orissa, que tem 90 estudantes do sexo feminino e está actualmente a ser guardado pela polícia.

O Rev. Dr. Richard Howell da Associação Evangélica da Índia disse que os Cristãos estavam “entristecidos” pelo insucesso do Governo Indiano em fazer parar os ataques.

Ele disse que tinha recebido relatos de que milhares de extremistas estavam a ser trazidos de outros estados para fortalecer a campanha de violência.

“A sua agenda é aniquilar os Cristãos e o Cristianismo na Índia começando por Orissa,” disse o Dr. Howell.

Orissa tem uma longa história de perseguição contra Cristãos. A actual erupção de violência vem no seguimento de uma onda de ataques aos Cristãos feitos por Hindus radicais no Natal passado. Em 1999, o missionário Australiano Graham Staines e os seus dois filhos foram brutalmente assassinados por militantes anti-Cristãos.

Yohannan disse, contudo, que mais pessoas tinham colocado a sua fé em Cristo em Orissa do que em qualquer outro estado na Índia no ano passado.

“Por isso não é surpresa nenhuma que a oposição esteja a aumentar,” acrescentou ele

por Jenna Lyle

0 comentários :