segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Aniversário de Darwin

Enquanto centenas de celebrações mundiais irão assinalar o 200º aniversário do nascimento de Charles Darwin no início de Fevereiro, um ministério criacionista vai realizar conferências para refutar a famosa teoria da evolução elaborada pelo cientista.

O grupo Respostas em Génesis, que dirige o Museu da Criação perto de Cincinnati, Ky., irá acolher gratuitamente duas conferências nacionais para ajudar os Cristãos a defender a sua fé contra uma teoria que o ministério considera opor-se às Escrituras.

As duas conferências, apelidadas de "Respostas a Darwin", terão lugar em duas igrejas – uma será realizada na costa oeste e a outra na costa leste – para proporcionar treinamento e educação para os Cristãos no que diz respeito à evolução e criação.

O encontro da costa oeste está agendada para 6-7 de Fevereiro na Calvary Chapel em Costa Mesa, Califórnia. O evento da costa leste está agendado para 15-17 de Fevereiro na Thomas Rd. Baptist Church em Lynchburg, Va.

"Tantos Cristãos foram convencidos pela elite académica que existe alguma validade nas crenças de Darwin relativas à evolução, e eles tentam encontrar formas de as harmonizar, e encaixar juntas a criação e a evolução", disse Ken Ham, presidente da Respostas em Génesis, que será um dos principais oradores em ambas as conferências.

"Queremos ajudá-los a compreender que a evolução Darwinista está errada, e que tem minado a fé Cristã e tem alimentado males sociais como o racismo e o aborto", disse ele numa declaração.

Outros oradores presentes na conferência da Califórnia incluem o Dr. Andrew Snelling, um cientista do ministério Respostas em Génesis, que tem um doutoramento em geologia, e o Dr. David Menton, um cientista que faz parte da equipe do ministério Respostas em Génesis, que tem um doutoramento em biologia.

Alguns dos tópicos da conferência serão "Respostas de Génesis a Darwin e as Guerras de Culturas", "Respostas ao Racismo", "Respostas da Ciência e da Escritura sobre a Verdadeira Idade da Terra" e "Respostas dos Registos Fósseis – Criação vs Evolução Darwinista. "

Entre os oradores do encontro na costa leste estarão Ham e Snelling, bem como os professores da Liberty University Dr. David DeWitt, um cientista doutorado em neurociência, e o Dr. Marcus Ross, que possui um doutoramento em geociências. Para além dos temas abordados na conferência da costa oeste, o evento da Virgínia também irá abordar o tema "Respostas sobre o ‘Homem-Macaco.'"

Ham, um Criacionista da Terra Jovem, acredita na interpretação literal dos seis dias da história da criação em Génesis. O Museu da Criação, que ele fundou, apresenta evidências que sustentam que o mundo tem apenas 6.000 anos de idade. Os dinossauros surgiram no mesmo dia em que Deus criou outros animais terrestres, e certas características geológicas tais como o Grand Canyon e os fósseis foram criados numa inundação global durante o tempo de Noé.

"Muitos Cristãos ficam surpreendidos quando aprendem que a ciência válida confirma os relatos bíblicos da criação e do dilúvio de Noé", acrescentou Ham. "A nossa missão no Respostas em Génesis e no Museu da Criação é espalhar essa mensagem, para defender a totalidade da Escritura e assim alcançar os não-crentes com o evangelho".

Uma sondagem da Newsweek em Março passado concluiu que os evangélicos Protestantes (73 por cento) eram mais prováveis que os não-evangélicos Protestantes (39 por cento) de concordar que Deus criou os seres humanos na sua forma actual nos últimos 10.000 anos. Os Católicos (41 por cento) foram mais prováveis que os não-evangélicos Protestantes de concordar com a afirmação.

Muitos Cristãos e a maioria dos membros da Igreja Católica aceita um tipo de evolução conhecida como "evolução teísta", que ensina que a evolução foi uma ferramenta usada por Deus no processo de criação.

Nem todos os Cristãos irão evitar o "Dia de Darwin".

Alguns irão participar em eventos que assinalam este ano o bicentenário do nascimento de Darwin e o 150º aniversário do seu trabalho publicado: A Origem das Espécies.

O Papa Bento XVI planeia participar numa conferência em Março que celebra a Origem das Espécies em Roma. O pontífice tem defendido que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia.

De acordo com um site dedicado às celebrações (darwinday.org), existem 322 eventos que se realizarão em 31 países para comemorar o "Dia de Darwin."

0 comentários :